Património audiovisual: ver, ouvir e aprender

V Jornada Mundial do Património Audiovisual

Paris, Unesco, 27 de outubro de 2011

Nesta V Jornada Mundial do Património Audiovisual “Ver, ouvir e aprender”, a União Latina tem o prazer de apresentar as ações realizadas no âmbito do programa para o restauro de arquivos audiovisuais “O som e a imagem: património a preservar", desenvolvido com o apoio da AECID em oito países de África e Ásia.

Na sequência de missões de especialistas levadas a cabo nos países envolvidos no programa e que contribuíram para esclarecer as prioridades em matéria de restauro e preservação do património audiovisual, a União Latina concebeu três cursos de formação.

O primeiro, intitulado "Latin Union’s Audio Recording Archiving Training Workshop", consagrado aos diversos aspetos da salvaguarda do património sonoro das Filipinas, decorreu entre 4 e 14 de abril de 2011, em Manila, numa colaboração com a Philippine Information Agency (PIA). Os participantes colaboraram na digitalização de excertos de gravações radiofónicas de "A revolução do Poder do Povo nas Filipinas", coleção inscrita no Registo da "Memória do Mundo" da UNESCO.

O segundo curso de formação foi dedicado à política de arquivo para criação de um fundo audiovisual, numa colaboração com a Radiodiffusion Télévision Sénégalaise (RTS), e realizou-se em Dacar, no Senegal, entre 4 e 15 de julho de 2011. Na sequência dessa experiência, os participantes decidiram criar a Federação Africana Ocidental para a Proteção do Património Audiovisual, com o objetivo de desenvolver uma rede de profissionais africanos, com base nos encontros e intercâmbios proporcionados por aqueles 12 dias de formação em Dacar.

The player will show in this paragraph

 

O terceiro curso foi organizado em colaboração com a Televisão de Moçambique e o INAC, entre 11 e 22 de julho, em Maputo, Moçambique. Foram tratados temas relacionados com a catalogação, valorização de arquivos audiovisuais e direitos de autor.

Paralelamente a essas sessões de formação, foram organizados dois encontros internacionais sobre legislação audiovisual e direitos de autor, em Moçambique e em Cabo Verde.

O programa prossegue com a criação, em curso, de uma base de dados de termos técnicos relativos ao restauro de materiais audiovisuais.

  • Em parceria com a Agencia Española de Cooperación Internacional para el Desarrollo (AECID)
  • V Jornada Mundial do Património Audiovisual “Ver, ouvir e aprender”
União Latina

Fundada em 1954, a União Latina, organização internacional , reúne 36 Estados-membres e consagra-se à promoção da diversidade cultural e multilinguismo.

União Latina
204 rue de Vaugirard, 75015 Paris
+33 (0) 1 45 49 60 60
ulsg@unilat.org