Thiago Barros (2005)

Fotografias por Thiago Barros

As imagens contidas nesta série, fazem parte de um trabalho maior que aborda a «Solidão» como tema central. A solidão, sempre foi uma grande aliada dos artistas. E é com essa atmosfera que, em geral, as portas se abrem. O discurso criativo se impõe e ganha dimensão de obra.

Busquei imagens que pudessem dialogar com o vazio, com a paisagem profunda onde o homem passou, deixou marcas e não sabemos se vai voltar. São paisagens cuja ação do tempo as tornam dignas e maduras.

Trabalhar em preto e branco é também excluir da leitura o elemento da obviedade. Já que nós enxergamos colorido, a ausência das cores deixa uma maior liberdade para o fotógrafo brincar com os tons sem mexer no conceito de realidade.

Biografia de Thiago Barros

Thiago Barros, começou a fotografar com 13 anos de idade. Aos 14 aprendeu a fazer laboratório preto e branco, o que depois virou sua profissão. Fotografar, sempre foi um trabalho em segundo plano, uma vez que o laboratório sempre lhe tomou muito tempo. Ampliar as fotografias de renomados fotógrafos brasileiros ajudou a tecer um olhar crítico sobre seu próprio trabalho pessoal.

Participando de concursos e exposições, tendo seu trabalho criticado por outros profissionais, Thiago, conseguiu, ao longo do tempo, construir um trabalho pessoal e autoral, que lhe rendeu um generoso arquivo. Sua primeira conquista foi o segundo lugar no concurso Nikon/98. A partir de então suas imagens passaram por uma releitura e ganharam mais consistência.

Sempre com o preto e branco como ferramenta de trabalho, seu trabalho é claramente clássico. Suas imagens estão sempre em contraste com a produção contemporânea, o que as tornam um diferencial nos dias de hoje. Principalmente, pelo uso e abuso da técnica. Thiago trabalha a 10 anos como laboratorista profissional.

Unió Llatina

La Unió Llatina, fundada el 1954, és una organització internacional constituïda per 36 estats membres i dedicada a la promoció de la diversitat cultural i el multilingüisme.

Unió Llatina
204 rue de Vaugirard, 75015 París
+33 (0) 1 45 49 60 60
ulsg@unilat.org