Entrega do Prémio da Latinidade «João Neves da Fontoura» a Gonçalo Ribeiro Telles

A Sessão Solene de Comemoração do Dia da Latinidade, que este ano se celebrou no dia 2 de Junho, no Instituto Camões, foi presidida pelo Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, Dr. António Braga, e pela Vice-Presidente do Instituto Camões, Dinah Neves.

A Sessão Solene de Comemoração do Dia da Latinidade, que este ano se celebrou no dia 2 de Junho, no Instituto Camões, foi presidida pelo Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, Dr. António Braga, e pela Vice-Presidente do Instituto Camões, Dinah Neves.

O  Prémio da Latinidade Troféu Latino «João Neves da Fontoura» foi outorgado por unanimidade ao Arquitecto Gonçalo Ribeiro Telles pelo júri presidido por Eduardo Lourenço, “… não só pela sua visão original da concepção da arte paisagística integrada numa visão ecologista do que foi, em Portugal, um dos precursores, como a sua intervenção prática em numerosas criações de jardins que hoje fazem parte do património cultural e artístico do Portugal Contemporâneo…”.

A cerimónia foi encerrada pela Vice-Presidente do Instituto Camões, Dinah Neves, que elogiou o laureado, e realçou o trabalho e a obra da União Latina em prol da língua portuguesa assim como as actividades realizadas na divulgação e promoção das línguas latinas.

Este Prémio galardoou em edições anteriores o cineasta Manoel de Oliveira (2002), o ensaísta Eduardo Lourenço (2003), o Arquitecto Álvaro Siza Vieira (2004), o político e ex-Presidente da República Portuguesa Dr. Mário Soares (2005), e a Professora Doutora Maria Helena da Rocha Pereira (2006), professora e investigadora de Estudos Clássicos, e o professor e historiador, José Mattoso (2007), Luís Miguel Cintra em 2008 e o Mestre Júlio Pomar em 2009.

Nesta cerimónia, foram também entregues os Prémios do Concurso Diálogo Latino.

Estiveram presentes nesta cerimónia 140 pessoas, entre as quais representantes das entidades governamentais, embaixadores, adidos culturais e membros do corpo diplomático, Presidente do Tribunal de Contas, Representante da UNESCO em Lisboa, representante de Comissão Europeia em Portugal, membros de organizações internacionais, Professores catedráticos da Universidade de Lisboa, Nova de Lisboa, de Coimbra e Évora, e personalidades do meio académico e científico, Vice-Presidente da FCT, personalidades ligadas ao mundo da política, da cultura e das artes, assim como vários órgãos de comunicação social.

Das entidades que colaboraram connosco para realização do concurso Diálogo Latino, estiveram presentes os directores dos Institutos Camões, Franco-Português, Cervantes, Italiano de Cultura, Cultural Romeno, Embaixador de Andorra, assim como os Directores das Escolas distinguidas neste Concurso.

Unión Latina

Fundada en 1954, la Unión Latina es una organización internacional que reúne 36 Estados Miembros y actúa a favor de la diversidad cultural y del multilingüismo.

Unión Latina
204 rue de Vaugirard, 75015 París, Francia
+33 (0) 1 45 49 60 60
ulsg@unilat.org