Entrega do Prémio da Latinidade «João Neves da Fontoura» a Olga Roriz

A Sessão Solene de Comemoração do Dia da Latinidade, que este ano se celebrou no dia 29 de Maio, no Instituto Camões, foi presidida pelo Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, em representação do Senhor Ministro de Estado e dos Negocios Estrangeiros, Dr Paulo Sacadura Cabral Portas.

O “Prémio da Latinidade” foi outorgado por unanimidade à coreografa e bailarina Olga Roriz, pelo júri presidido por Eduardo Lourenço, “pelo seu papel histórico na promoção e divulgação em Portugal e no estrangeiro, da mais antiga das artes, a dança, em todas as suas modalidades não apenas como teorizadora mas como criadora e formadora dessa expressão. A sua obra faz parte do património cultural e artístico do Portugal Contemporâneo…”.

Este Prémio galardoou em edições anteriores o cineasta Manoel de Oliveira (2002), o ensaísta Eduardo Lourenço (2003), o Arquitecto Álvaro Siza Vieira (2004), o político e ex-Presidente da República Portuguesa Dr. Mário Soares (2005), e a Professora Doutora Maria Helena da Rocha Pereira (2006), professora e investigadora de Estudos Clássicos, o professor e historiador, José Mattoso (2007), Luís Miguel Cintra (2008), o Mestre Júlio Poma (2009), o Arquitecto paisagista Gonçalo Ribeiro Telles (2010), a escritora Lidia Jorge (2011) e, este ano, a Coreógrafa e bailarina Olga Roriz.

Estiveram presentes nesta cerimónia cerca de 140 pessoas, entre as quais representantes das entidades governamentais, nas pessoas do Secretário Geral do Ministério dos Negócios Estrangeiros e do Director Adjunto da DPEC do Ministério dos Negocios Estrangeiros,  os Embaixadores do Paraguai, Uruguai, Venezuela, Espanha, Argentina, Equador, Peru, Chile e Conselheiros das Embaixadas do Canadá, Rússia, Polónia, Reino Unido, Marrocos, Adidos culturais e diferentes membros do corpo diplomático, o Presidente do Tribunal de Contas, o representante de Comissão Europeia em Portugal, membros de organizações internacionais, Professores catedráticos da Universidade de Lisboa, Nova de Lisboa, Coimbra e Évora, e personalidades do meio académico e científico,  bem como personalidades ligadas ao mundo da política, da cultura e das artes e vários órgãos da comunicação social.

Unión Latina

Fundada en 1954, la Unión Latina es una organización internacional que reúne 36 Estados Miembros y actúa a favor de la diversidad cultural y del multilingüismo.

Unión Latina
204 rue de Vaugirard, 75015 París, Francia
+33 (0) 1 45 49 60 60
ulsg@unilat.org