Seminario de formación de formadores en Bissau

Decorreu na cidade de Bissau, de 14 a 18 de novembro de 2011, um seminário de formação de formadores organizado pela União Latina em colaboração com o Instituto Nacional para o Desenvolvimento da Educação (INDE) da Guiné-Bissau que acolheu o evento. A sessão de abertura foi presidida pelo Diretor Geral do Ensino Superior em representação do Ministro da Educação da República da Guiné-Bissau, tendo nela participado também a Diretora Geral do INDE.

Esta formação teve como objetivo o de formar 20 formadores de formadores para a utilização de manuais multilingues no quadro de uma educação plurilingue e multicultural. Partindo do manual didático elaborado a partir da recolha e de didatização de contos da tradição oral no quadro do Programa Multiculturalidade e plurilinguismo – Tradição oral e educação plurilingue que a União Latina levou a cabo em Cabo Verde, Guiné-Bissau e Senegal, o seminário teve como objeto a análise de contos e abordagens didáticas e pedagógicas de modo a que o conto didatizado possa ser corretamente ensinado na aula. Estes formadores, selecionados entre os professores de línguas da Escola Superior de Educação e coordenadores das mesmas nos principais liceus do país, terão a tarefa de, em seguida, formarem mais de cinco centenas de professores do ensino básico e secundário e inspetores da educação de todo o país.

O seminário foi ministrado por três professores senegaleses da Universidade Cheik Anta Diop de Dacar, especialistas em literatura oral, linguística, didática e língua portuguesa e por um inspetor do Ministério da Educação desse mesmo país, responsável pelos ensinos-aprendizagens.

A formação compreendeu aulas teóricas e práticas com a realização de três ateliês que, no quadro de diferentes atividades, trataram nomeadamente do manual de contos como recursos pedagógicos para o professor e como ferramenta de aprendizagem para o aluno e levaram à elaboração de uma ficha de aula a partir de um conto da tradição oral bissau-guineense.

Os seminaristas participaram ativamente nos trabalhos, o que contribuiu para um bom desenrolar das atividades e para que a formação alcançasse os seus objetivos.

Unión Latina

Fundada en 1954, la Unión Latina es una organización internacional que reúne 36 Estados Miembros y actúa a favor de la diversidad cultural y del multilingüismo.

Unión Latina
204 rue de Vaugirard, 75015 París, Francia
+33 (0) 1 45 49 60 60
ulsg@unilat.org