Reunión REDINTER

Realización de la segunda reunión de REDINTER, Red Europea de Intercomprensión, durante la que se realizó un balance del trabajo realizado desde la creación de la red y se establecieron las líneas de acción prioritarias para los próximos meses. Ha sido también la ocasión para presentar el sitio Internet Redinter y los materiales elaborados para la difusión de la red, así como el balance de las acciones sobre la intercomprensión realizadas o programadas por las instituciones asociadas entre las que se encuentra la Unión Latina.

A segunda reunião plenária da rede Redinter, de que a União Latina é membro associado, realizou-se nos dias 18 e 19 de março de 2010 em Viseu (Portugal), com a participação dos representantes das 28 instituições e da maior parte das instituições associadas, tendo od dois dias sido preenchidos com intensas atividades. Após uma breve sessão inaugural, presidida pelo reitor da Universidade Católica de Viseu, em cujas instalações decorreu o colóquio, o Sr. Pedro Chaves (da Comissão Europeia) fez uma intervenção sobre “A contribuição das redes temáticas para o desenvolvimento da política europeia do multilinguismo” e respondeu em seguida às perguntas dos participantes. Seguidamente, em sessão plenária, foi feito um breve ponto da situação sobre os “lotes de trabalho” pelos respetivos responsáveis, antes dos participantes se reunirem em grupos de trabalho separados (três grupos na sexta-feira à tarde e outros três no sábado de manhã) para fazerem um balanço do trabalho realizado ao longo dos últimos quinze meses e traçarem as linhas de ação prioritárias para os próximos meses. Foi consagrada em seguida uma sessão especial para a apresentação do sítio Redinter (www.redinter.eu) e dos materiais elaborados para a difusão da rede, bem como do balanço das ações sobre a intercompreensão realizadas ou programadas pelas instituições associadas, entre as quais a União Latina. O projeto Colóquio científico de Redinter foi apresentado detalhadamente. Terá lugar no próximo mês de setembro, de 16 a 18, em Augsburg (Alemanha), no âmbito de um grande congresso dos professores alemães de línguas estrangeiras (Federação Alemã das Associações de Línguas: GMF - Gesamtverband Moderne Fremdsprachen). De uma maneira geral a reunião foi um sucesso, realçado pelo facto de ter sido precedida (a 17 de março, nos mesmos locais) pelo Colóquio Galapro, um dos projetos interuniversitários europeus que trabalham sobre a intercompreensão.

Unión Latina

Fundada en 1954, la Unión Latina es una organización internacional que reúne 36 Estados Miembros y actúa a favor de la diversidad cultural y del multilingüismo.

Unión Latina
204 rue de Vaugirard, 75015 París, Francia
+33 (0) 1 45 49 60 60
ulsg@unilat.org