Formações

A União Latina elaborou um programa de ações com o objetivo de promover o plurilinguismo através da intercompreensão em línguas românicas. A Organização procura, assim, responder a uma política (inter)linguística do espaço românico, inserindo-se no panorama mundial de globalização crescente, num contexto ecológico das línguas do mundo.

A intercompreensão oferece uma aprendizagem das línguas que difere dos métodos usuais. Com efeito, enquanto abordagem plural, proporciona um trabalho em didática do plurilinguismo graças à utilização na aula de diferentes instrumentos concebidos para este efeito e perfeitamente eficazes. Com o mesmo fim, foi também elaborado um dispositivo de formação em  intercompreensão que visa, por um lado, a difusão do conceito de intercompreensão de uma maneira geral , com a apresentação de  várias abordagens plurilingues no ensino-aprendizagem das línguas e, por outro, garantir um apoio pedagógico aos professores que escolham essa opção, fornecendo-lhes instrumentos teóricopráticos necessários à utilização destas abordagens nas aulas.

Este dispositivo de formação comporta vários temas, começando por abordar a definição, princípios, historial, contextos e desafios da intercompreensão, e apresentando em seguida algumas ferramentas pedagógicas, tais como Itinerários  Românicos, EuroComRom, EuRom4, Galatea, Galane e, Interlat.Por fim, no âmbito de ateliês,  é realizado um trabalho de análise de metodologias da didática da escrita e da oral com exemplos práticos de integração na aula. Tendo como objetivo o reforço das competências profissionais, a valorização e diversificação da oferta de formação, estes seminários são destinados aos professores do ensino secundário. Formações mais completas, tendo também como beneficiários  os responsáveis dos sistemas educacionais  e de departamentos universitários, têm como fim o de preparar o enquadramento pedagógico de formação em intercompreensão de outros docentes.  Estes seminários contribuem também para o reforço das capacidades e da oferta dos sistemas educacionais. As formações são ministradas por professores que participaram na elaboração de materiais pedagógicos. Até à data, mais de 400 profissionais do ensino das línguas foram formados no âmbito destes seminários, realizados nos quatro cantos do mundo:

  • na Europa: Andorra, França, Espanha, Itália, Romênia e Moldávia;
  • na América Latina: Brasil, Chile, México, Peru, Argentina, Venezuela e Uruguai;
  • na África: Angola, Cabo Verde, Moçambique, Senegal e Togo;
  • na Ásia: Filipinas.

Estas formações são acolhidas com um grande interesse, o que denota a existência de um público particularmente sensível à problemática da intercompreensão. A apresentação destas ferramentas suscitam pedidos de formação mais precisos para a utilização dos suportes lógicos, o que implica a realização de novas formações melhor adaptadas a outras realidades.

Tendo em vista a difusão do conceito de intercompreensão e a promoção do plurilinguismo, estas ações contribuem igualmente para a criação de equipas de pesquisa em intercompreensão nas universidades africanas, americanas e caribenhas, levando em conta os diferentes contextos sociolinguísticos na elaboração de ferramentas e dispositivos de formação. Por outro lado, elas estão também na origem da constituição de redes para a mutuação de experiências em intercompreensão para uma integração curricular. Foi já constituída uma rede muito ativa na América Latina entre universitários argentinos, brasileiros, chilenos, mexicanos, peruanos e caribenhos.

Atualidades sobre o mesmo tema

Estados gerais das Alianças Francesas da América Latina e Caraíbas

28/11/2011-30/11/2011, Rio de Janeiro (Brasil)

Formação em novas abordagens multilingues

15/03/2011-18/03/2011, Curitiba (Brasil)

Difusão do conceito de intercompreensão no Brasil

01/02/2011-04/02/2011, Rio de Janeiro e São Paulo (Brasil)

Formação em novas abordagens multilingues

08/11/2010-11/11/2010, Centro de Línguas, Campinas (Brasil)

Seminário - A intercompreensão entre línguas românicas, um vetor de intercâmbios linguísticos e culturais entre continentes

05/07/2010-07/07/2010, University of the Philippines - Diliman, Manila (República de Filipinas)

Seminário - A intercompreensão entre as línguas, um desafio para o espaço andino

15/10/2009-16/10/2009, Universidad Ricardo Palma, Lima (Perú)

Formações em intercompreensão em contextos plurilíngües africanos

06/04/2009-17/04/2009, Centre International de Recherche et d’Étude de Langue , Lomé (Togo)

Seminário de formação - A intercompreensão: uma ferramenta para o plurilinguismo

26/01/2009-30/01/2009, Universidad Nacional Autónoma , México (México)

União Latina

Fundada em 1954, a União Latina, organização internacional , reúne 36 Estados-membres e consagra-se à promoção da diversidade cultural e multilinguismo.

União Latina
204 rue de Vaugirard, 75015 Paris
+33 (0) 1 45 49 60 60
ulsg@unilat.org