Seminario de lanzamiento del proyecto Multiculturalidad y Plurilingüismo: tradición oral y educación plurilingüe

Este taller marcó el lanzamiento del proyecto en la región de África del Oeste, con el fin de elaborar un plan de acción común, establecer la metodología y el cronograma de ejecución para su realización en cada país y definir los recursos humanos, materiales y financieros.

Decorreu de 26 a 28 de outubro de 2009, na cidade de Bissau, o atelier de lançamento do projeto regional oeste-africano Multiculturalidade e Plurilinguismo - Tradição oral e educação plurilíngüe, em que participam Cabo Verde, Guiné-Bissau e Senegal. Dando seguimento a uma primeira reunião preparatória realizada em Dacar no passado dia 1 de Junho, este atelier marcou o início do projeto Multiculturalidade e Plurilinguismo - Tradição oral e educação plurilingue que a União Latina levará a cabo nesta região africana durante os 12 próximos meses. Com uma vertente cultural e outra pedagógica e numa perspectiva plurilingue, este projeto visa a produção de uma ferramenta didática a partir da recolha de contos da tradição oral dos três países e destinada aos sistemas educativos. Reunindo textos nas línguas locais e as respectivas traduções em francês e português, este material tem o propósito de contribuir, por um lado, para a preservação do património cultural da região e, por outro, para o ensino/aprendizagem das línguas em contextos plurilingues, incluindo as línguas maternas, paliando ao mesmo tempo às necessidades em materiais didáticos de que carecem os sistemas educativos. Além destes aspetos, o projeto tem o mérito de promover um intercâmbio cultural entre os países, graças à partilha de textos da tradição oral de cada um deles. Organizado em colaboração com o Ministério da Educação e Cultura da Guiné-Bissau, o atelier teve como objetivos a elaboração de um plano de ação comum, o estabelecimento da metodologia e do cronograma de execução para cada um dos países, bem como a definição dos recursos humanos, materiais e financeiros necessários para a execução do projeto. Participaram nos trabalhos os coordenadores nacionais do projeto dos três países, bem como especialistas do património cultural e da área pedagógica. Os participantes reiteraram o interesse dos seus países pelo projeto, que vem ao encontro das preocupações nacionais em termos de preservação do património oral, de criação de material didático adaptado às realidades locais e de uma maior integração regional.

Unión Latina

Fundada en 1954, la Unión Latina es una organización internacional que reúne 36 Estados Miembros y actúa a favor de la diversidad cultural y del multilingüismo.

Unión Latina
204 rue de Vaugirard, 75015 París, Francia
+33 (0) 1 45 49 60 60
ulsg@unilat.org