Mesa redonda sobre La lengua como patrimonio y los derechos lingüísticos

Participación en la mesa redonda “La lengua como patrimonio y los derechos lingüísticos” organizada por el IILP en el marco de sus iniciativas de promoción de la  diversidad lingüística. Esta mesa redonda, que abordó las acciones implementadas por el IILP para la promoción de dicha diversidad, tuvo como tema central la política de reconocimiento de las lenguas brasileñas como patrimonio cultural inmaterial. 

 

Organizada pelo Instituto Internacional da Língua Portuguesa (IILP) decorreu nas instalações deste instituto na cidade da Praia, Cabo Verde uma mesa-redonda sobre “Língua como Património e Direitos Linguísticos”. Para além do Diretor Executivo do IILP, a Diretora da Promoção e Ensino das Línguas da  União Latina participou neste encontro que contou também com a presença da vice-presidente do Instituto de Investigação e Desenvolvimento em Política Linguística (IPOL) do Brasil, bem como da coordenadora da Comissão Nacional do IILP de Cabo Verde, entre outras entidades e especialistas da área.
Esta mesa redonda, que se insere no quadro das iniciativas de promoção da diversidade linguística, debruçou-se sobre as ações que têm vindo a ser levadas a cabo pelo IILP para a promoção dessa diversidade no mundo lusófono. Teve como tema central a política de reconhecimento das línguas brasileiras como património cultural imaterial implementada pelo Inventário Nacional da Diversidade Linguística.
Este evento foi uma ocasião para a União Latina apresentar as suas atividades realizadas no Brasil e nos países africanos de língua portuguesa em defesa do plurilinguismo e da preservação do património imaterial, quer através do Programa Multiculturalidade e Plurilinguismo – Tradição oral e educação plurilingue em curso nos países africanos, que visa e promove o ensino das línguas em contextos plurilingues e multiculturais, quer através de formações em intercompreensão ou ainda de formações para a utilização de elementos do património oral como instrumentos didáticos portadores de cultura, história e tradições, com o fim de sensibilizar e reforçar o diálogo intercultural entre línguas em contacto. 
À margem desta mesa redonda, a Diretora da Promoção e Ensino das Línguas da União Latina teve uma reunião de trabalho com o Diretor Executivo do IILP, durante o qual delinearam a cooperação futura entre as duas instituições, cooperação essa que privilegiará a ações inerentes à educação bilingue de fronteira.  
 
Unión Latina

Fundada en 1954, la Unión Latina es una organización internacional que reúne 36 Estados Miembros y actúa a favor de la diversidad cultural y del multilingüismo.

Unión Latina
204 rue de Vaugirard, 75015 París, Francia
+33 (0) 1 45 49 60 60
ulsg@unilat.org