Seminários

A União Latina deve tomar em consideração os fatores ligados às circunstâncias geográficas próprias a cada um dos Estados. O seu papel consiste em contribuir para a sua evolução, favorecendo também o ensino recíproco e plural das línguas dentro dos espaços regionais e transfronteiriços. Espaços estes que são, aliás, identificados como geradores de dinâmicas colaborativas. Por outro lado, a União Latina intervém a partir da suas seis línguas de trabalho, o que revela ser a maneira mais adequada, já que cada uma delas pode ser fundamental num contexto transfronteiriço real ou virtual. Tanto mais que algumas destas línguas podem constituir o que, em didática plurilingue, se designa por “línguas-pontes”, enquanto os elementos-chaves das  estratégias de acesso à compreensão.

A formação dos professores nestes contextos proporciona, consequentemente, aos principais atores da difusão das línguas românicas, algumas ferramentas necessárias ao ensino de diferentes disciplinas no âmbito escolar e extraescolar. Isto reforça também  a oferta dos sistemas educacionais, sem no entanto substituí-los. O objetivo é o de preparar um quadro pedagógico integrado para as línguas românicas, desde a formação ao ensino de valores como também da interculturalidade e da intercompreensão em línguas românicas e associadas, etc. Os temas abordados tratam, aliás, de situações sociolinguísticas nas regiões fronteiriças; educação bi/plurilingue em contexto fronteiriço ; abordagens intercompreensivas e aplicações práticas e, finalmente, de definição de modelos de interculturalidade. Este tipo de formação destina-se aos responsáveis e atores do domínio da educação linguística de fronteira e deve resultar na criação de uma estrutura que leve a uma integração curricular. Para que seja eficaz, a iniciativa deve ser completada com a elaboração de recursos próprios e específicos às regiões concernidas. Por outro lado, serão escolhidos professores do terreno para difundir esta prática, de modo a perpetuá-la.

Estas ações têm como objetivo a formação de redes de formadores (de diversos países) em vários continentes (América Latina e África, particularmente) que poderiam encarregar-se da formação nos seus respetivos países num prazo relativamente curto.

Atualidades sobre o mesmo tema

União Latina

Fundada em 1954, a União Latina, organização internacional , reúne 36 Estados-membres e consagra-se à promoção da diversidade cultural e multilinguismo.

União Latina
204 rue de Vaugirard, 75015 Paris
+33 (0) 1 45 49 60 60
ulsg@unilat.org