XIX Edição do Prémio de Tradução cientifica e técnica em língua portuguesa 2011 FCT/União Latina

El 23 de noviembre de 2011 tuvo lugar en Lisboa la ceremonia de entrega del Premio de traducción científica y técnica en lengua portuguesa.

O Prémio de Tradução Científica e Técnica em Língua Portuguesa 2011 que visa promover a língua portuguesa como suporte de comunicação científica e técnica, distinguindo traduções de qualidade que tenham contribuído para o enriquecimento e rigor da terminologia científica e técnica.

Trata-se de uma iniciativa da Fundação para a Ciência e a Tecnologia e da União Latina, a traves dum protocolo que têm validez até 2012 e que desde seu inicio conta com a colaboração da Associação Portuguesa de Tradutores, da Direcção-Geral da Tradução da Comissão Europeia e do Ministério da Cultura  .

O procedimento para a escolha dos laureados baseasse nos pareceres que como é hábito foram requeridos a especialistas nas diferentes áreas. Professores da Universidade de Coimbra, da Universidade de Lisboa, da Universidade Nova de Lisboa e da Universidade Católica.

A cerimónia de entrega de prémios, teve lugar na Faculdade de Letras, no pasado dia 23 de Novembro no auditório da Faculdade de Letras da Universidad de Lisboa, foi presidida pelo Director da Faculdade, Professor Doutor Rui Feijó. Na cerimónia estiveram presentes umas 60 pessoas, entre as quais o representante do Ministério dos Negócios Estrangeiros, o Embaixador da Argentina ,que e o decano, o Embaixador do Paraguai, o Reitor da Universidade, Agregados culturais das diferentes Representações Diplomáticas, Professores, jornalistas e público em geral.

Nesta cerimónia recebeu também um Diploma, as Editoras como reconhecimento por publicitar obras no domínio científico que não tinham sido traduzidas em língua portuguesa.

Os Premiados foram:

PRÉMIO EX-AEQUO
  • HISTÓRIA DA GUERRA DO POLOPONESO, (Thucydidis Historiae, Tucídides) / TRADUTORES: Raul M. Rosado Fernandes e M. Gabriela P. Granwehr / Editores. Fundação Calouste Gulbenkian. Serviço de Educação e Bolsa
  • FUNDAMENTAÇÃO LINGUÍSTICA DA SOCIOLOGIA, vol. I; vol. II, (Philosophische. Studienausgabe. vol. I; vol. II, JÜRGEN HABERMAS) / TRADUTOR: Lumir Nahodil / Editores : Edições Setenta
MENÇÕES HONROSAS
  • MEDITAÇÕES CARTESIANAS CONFERÊNCIAS DE PARIS, (Cartesianische Meditationen und Pariser Vorträge, Edmund Husserl) / TRADUTOR: Pedro M. S. Alves / Editores :Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa-Phainomenon
  • PROCESSO E REALIDADE. ENSAIO DE COSMOLOGIA, Process and Reality, Alfred North Whitehead / TRADUTOR: Maria Teresa Teixeira / Editores: Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa-Phainomenon

 

**********************************************

PROGRAMA

16h00 -  Abertura da Sessão - Professor Doutor António Feijó  – Director da Faculdade de Letras

16h15 -  Professor Doutor Bernardo Herold  – Presidente do Júri

16h30 - Dra. Maria Renée Gomes – Representante da União Latina

16h45 - Entrega do Prémio, das Menções Honrosas e dos Diplomas

17h00 -  Intervenções dos Premiados:

  • Professor Doutor Raul Miguel Rosado Fernandes
  • Dr. Lumir Nahodil .

17h15 - Intervenções dos Editores:

  • Professor Doutor  Leonel  dos Santos
  • Dr. Carmelo Rosa
  • Dra. Paula Valente

17h30 - Professor Doutor João Sentieiro - Presidente da Fundação para a Ciência e Tecnologia

18h00 - Encerramento da Sessão

Unión Latina

Fundada en 1954, la Unión Latina es una organización internacional que reúne 36 Estados Miembros y actúa a favor de la diversidad cultural y del multilingüismo.

Unión Latina
204 rue de Vaugirard, 75015 París, Francia
+33 (0) 1 45 49 60 60
ulsg@unilat.org