Restauração
A película é um suporte muito frágil e todos os anosnumerosas obras cinematográficas desaparecem ou são destruídas. É por tal motivo que a restauração de filmes faz parte integrante da atividade da União Latina de apoio à cinematografia latina e que ela coopera com outras instituições que se ocupam de restauração, nomeadamente as cinematecas do mundo latino da FIAF (Federação Internacional dos Arquivos do Filme).
A União Latina participou na restauração dos seguintes filmes :
-
Siamo Donne (“Nós, as Mulheres”, Itália, 1953), filme em sketches de Roberto Rossellini, Luchino Visconti, Alfredo Guarini, Gianni Franciolini e Luigi Zampa, em colaboração com a Cineteca Nazionale di Roma.
-
La Cena delle Beffe (“A Farsa Trágica”, Itália, 1941), de Alessandro Blasetti, em colaboração com a Cinemateca Francesa.
-
Paris qui Dort (“Paris Dorme”, França, 1923) de René Clair, em colaboração com a Cinemateca Francesa.
-
O Padre e a Moça (Brasil, 1965), de Joaquim Pedro de Andrade, em colaboração com o Ministério da Cultura brasileiro.
-
Marihuana (Haschisch, Argentina, 1950), de León Klimovsky, em colaboração com os Arquivos do Filme (Centro Nacional da Cinematografia- CNC).
Esta política de restauração de películas que pertencem ao património cinematográfico latino desenvolveu-se graças a uma ampla difusão dos filmes acima citados nos países membros. Tal operação permitiu mostrá-los nos Arquivos Nacionais da Roménia, em Bucareste, na Filmoteca Espanhola de Madrid e no Instituto Italiano de Cultura em Lisboa.