No momento em que nos principais centros da Itália como Roma e Bolonha, e em Paris, triunfa uma arte inspirada na grande tradição da Renascimento italiano e nas audácias do maneirismo, a pintura espanhola expressa os ideais culturais e espirituais de uma sociedade profundamente consciente de seus valores próprios e apela a uma linguagem caracterizada pelo sentimento do real e impregnada por um respeito religioso em todos os aspectos da criação divina.

 

 

Esta exposição é a ocasião de admirar e apreciar, em toda sua complexidade esta arte do século XVII, que vai de El Greco a Cláudio Coelho, passando por Velázquez, Zurbarán e Murillo, e pelos melhores representantes da escola de Madrid (Martínez, Pereda, Maino, Rizi, Carreño de Miranda.), de Sevilha (Valdés Leal, Roelas, Pacheco), de Cordova (Del Castillo, Saavedra), e de Granada (Cano e Bocanegra). A pintura religiosa, com os grandes quadros dos altares e dos claustros, está evidentemente muito presente, mas são apresentados igualmente retratos e naturezas mortas e até  o gênero, muito raro, da paisagem.

 

A exposição apresenta 77 obras provenientes de 28 museus espanhóis (dos quais 17 emprestados pelo Prado) e franceses, como o Louvre.

Parceria

Esta exposição organizada pela União Latina, em colaboração com o Ministério italiano do Bem Cultural e Ambiental, a Superintendência dos bens artísticos e históricos de Bolonha, Ferrare, Forli, Rimini e Ravena e a Pinacoteca Nacional de Bolonha foi realizada graças ao apoio de Generali, Ibéria, Alitalia e especialmente graças ao apoio, em Bolonha, de Minarelli Motori e de G.D.S.p.a. e, em São Paulo, da Pinacoteca do Estado de São Paulo e da Agência Espanhola de Cooperação Internacional.

Expositions

Pinacoteca Nazionale di Bologna, Bologna, Italia, 1998.

Pinacoteca do Estado de São Paulo, São Paulo, Brasil, 1998.