O fundo Casasola

Biografia

A exposição

O Comissário

 

Biografia

Agustín Víctor Casasola (México, 1874-1938)

Agustín Víctor Casasola se aventura muito jovem em ateliers tipográficos. À vinte anos trabalha como jornalista, e no fim do século, ele já é um fotógrafo bem instalado no México.

« Tenho ou tiro a fotografia de que necessita »

Em 1912,  ele cria uma  agência de fotografia que tem por slogan: "tenho ou tiro a fotografia  de que necessita". Propõe os seus serviços aos jornais, revistas mas também ao grande público. Associa-se ao seu irmão Miguel e depois aos filhos e ao seu neto. Aluga durante anos os serviços de outros fotógrafos profissionais, adquire chapas e fotografias que julga interessantes.

Ao serviço da história do México

Consciente do poder da imagem fotográfica, devido o seu valor de testemunho, lança ainda jovem um projecto que nunca mais abandonará.

Este projecto se transformou na obsessão de toda uma vida: reunir uma colecção de fotografias ao serviço da história do México de 1900 a 1940.

Nos anos 20, é evidente a vocação histórica do Fundo Casasola que foi objecto de repetidas edições. A revista fotográfica publica regularmente uma página inteira de reportagens sobre temas emprestados ao passado: acontecimentos políticos essenciais, quadros nostálgicos da vida diária, festas e actos sociais ou religiosos. Nessa época, ele utiliza as suas fotografias não como instrumento de informação, mas como meio para evocar o passado.