O fundo Casasola

Biografia

A exposição

O Comissário

 

O fundo Casasola

O Fundo Casasola faz parte das colecções que mais estimularam o imaginário colectivo dos Mexicanos no século XX, tendo ilustrado a Revolução mexicana e redigido um capítulo da história da fotografia no México.

A revolução e a guerra civil fizeram surgir no México o primeiro estilo de reportagem autêntica na fotografia latino-americana. Agustín Víctor Casasola tornou-se o pioneiro da foto reportagem e da foto documentário em geral.

O Fundo cobre um período de setenta anos, é dividido em séries temáticas. Nestas séries encontra-se, a Revolução mexicana, que Casasola seguiu com o seu aparelho, fotografando Zapata na hora da vitória - em herói revolucionário e símbolo do génio mexicano – e também no momento da sua morte.

Também fotografou os tribunais e as prisões, os condenados à morte, fez retratos, fotografou os movimentos operários, a aviação, a rádio, o teatro, a construção... Em suma, a vida quotidiana post-revolucionária.

O Fundo Casasola contem ao mesmo tempo filmes positivos e negativos em diferentes formatos e em suportes fotográficos dos mais diversos. Está arquivado na Fototeca nacional do Instituto Nacional de Antropologia e História mexicana (INAH) instalada em Pachuca, no estado de Hidalgo, num centro actualmente dedicado às actividades culturais.

O trabalho da Fototeca consiste a assegurar a conservação e a catalogação do património fotográfico.

A fototeca tem actualmente 39 fundos que reúnem um total de quase de 850.000 peças (positivos e negativos) sobre temas muito variados. O Fundo Casasola é, sem dúvidas, o mais importante dentre eles.