| |
Realizou-se, no passado dia 18 de Novembro, no Centro Cultural da União Latina de Montevideo, una conferência intitulada “La Lengua, un patrimonio constantemente amenazado por el desarrollo tecnológico”, e pronunciada por Rodolfo Alpízar, Licenciado em Línguas e Literaturas Hispânicas pela Universidade da Havana. Esta conferência foi organizada pela Direcção de Terminologia e Indústrias da Língua da União Latina, com a participação da Fundação UNIVINT.
A dita conferência desenrolou-se, essencialmente, em três vertentes distintas e complementares: “Entre la estandarización y la comunicación” - os prós e os contra da normalização terminológica; “El término ideal” - critérios ligados à internacionalização do léxico especializado; e "Identidad nacional, lengua, terminología, política lingüística".
Assistiram ao evento várias personalidades do mundo da Educação, não só do Ministério da Educação e Cultura, como também da cadeira de Tradução da Faculdade de Direito, da Faculdade de Humanidades e Ciências da Educação da Universidade da República, numerosos estudantes destas áreas, para além de dignos representantes do mundo literário e da crítica especializada.
A intervenção do especialista convidado foi altamente apreciada pelo auditório e suscitou diversas questões, comuns e confluentes no domínio da Terminologia, para além de proporcionar um momento de reflexão e de troca com o público, o que veio enriquecer os temas já abordados.
Ressaltou da dita Jornada o quão é necessário e frutífero promover e favorecer o intercâmbio entre especialistas e um público ávido de actualização, no âmbito de uma disciplina que, cada vez mais, se pretende transcendente. |