Retrospetiva Nelson Pereira dos Santos

A União Latina teve a iniciativa de organizar uma retrospetiva dedicada a Nelson Pereira dos Santos, um dos maiores diretores brasileiros, e de apresentar no Cinema Le Nouveau Latina em Paris, no âmbito do Festival de Cinema Brasileiro (de 4 a 17 de Maio), organizado pela Associação Jangada.

O alcance cultural da filmografia de Nelson Pereira dos Santos é essencial na produção cinematográfica latinoamericana. O seu olhar é capaz de captar a intuição profunda do cinema experimental, tendo como modelo o neorealismo italiano e o cinema de Roberto Rossellini, cujo ponto de vista estético e antropológico encontra em Nelson uma linguagem tropical. A nudez do olhar neorealista detem-se aqui na extraordinária riqueza humana e na musicalidade da sociedade brasileira, inteira e segmentada, complexa e misteriosamente feliz. Pereira dos Santos apresenta as megalopoles brasileiras a partir do seu âmago, mas igualmente vislumbrando-as na sua universalidade. Ele tece histórias, consciente de que se trata de elementos a serem inseridos na grande trama do mundo.

É esta capacidade de transposição que reflete veementemente a política cultural da União Latina, cada vez mais focada na busca do diálogo intercultural, oferecendo a todos um testemunho artístico, translinguístico e universal.

Atualidades sobre o mesmo tema

Rétrospective «Nelson Pereira dos Santos»

04/05/2011-17/05/2011, Cinéma Le Nouveau Latina, Paris (France)

União Latina

Fundada em 1954, a União Latina, organização internacional , reúne 36 Estados-membres e consagra-se à promoção da diversidade cultural e multilinguismo.

União Latina
204 rue de Vaugirard, 75015 Paris
+33 (0) 1 45 49 60 60
ulsg@unilat.org