Limbo

No âmbito das suas iniciativas em prol do ensino das línguas, a DPEL lança na Internet este novo material lúdico-didático para a aprendizagem cruzada (uma vez que se pode aceder por um ou por outro) dos dois idiomas fundamentais do cone sul-americano, o espanhol e o português, cujo conhecimento reveste-se de uma importância básica no novo contexto de cooperação instaurada à luz dos acordos do MERCOSUL, especialmente na área do setor educacional.

Trata-se de um jogo de rolo, uma combinação de aventuras e estratégias, num labirinto linguístico, em que para se encontrar a saída é necessário desvendar-se um mistério. A chave deste reside no conhecimento e uso eficiente da outra língua (quer dizer, a outra das duas línguas que se oferece como interface), ajudando assim a ultrapassar as barreiras que o uso do idioma desconhecido possa causar ao neófito.  Assim não há a menor dúvida de que constitui também uma contribuição apreciável para a promoção do ensino do espanhol e do português na região.

Limbo destina-se principalmente a crianças e adolescentes, que constituem o público-alvo preferido dos materiais didáticos elaborados pela União Latina, por motivos óbvios de perspetiva de futuro e eficiência; mas pelo simples fato de ser um vídeojogo, é mais que provável que consiga interessar também a grupos maiores de adeptos.   

Do ponto de vista da formação, para além de facilitar a interiorização da noção de espaço (real e virtual), a interpretação de instruções orais e escritas, a discriminação e seleção de mensagens, etc., este vídeojogo tem uma incidência especial na didática da oralidade para ambas as línguas, quer no que diga respeito às expressões orais e fraseologia, quer ao nível do léxico. Ao mesmo tempo permite uma familiarização com a utilização das ferramentas modernas que hoje servem para as interações e comunicação humana em geral.

Com os demais materiais concebidos pela DPEL, Limbo foi pensado para várias utilizações: autônoma, claro, mas também assistida dentro ou fora da instituição escolar, com a ajuda de um monitor.

União Latina

Fundada em 1954, a União Latina, organização internacional , reúne 36 Estados-membres e consagra-se à promoção da diversidade cultural e multilinguismo.

União Latina
204 rue de Vaugirard, 75015 Paris
+33 (0) 1 45 49 60 60
ulsg@unilat.org