29/05/2012, Lisboa (Portugal)
Comemorando o Dia da Latinidade, a União Latina promove um concurso multilingue, destinado a estudantes do ensino secundário. Este concurso tem como objectivo o de promover a aprendizagem das línguas latinas e o seu estudo comparativo.
15/05/2012, Lisboa (Portugal)
A União Latina organiza uma nova edição do concurso ‘Diálogo Latino’, no âmbito das celebrações do Dia da Latinidade (15 de Maio de 2012).
01/06/2011, Paris (France)
Esta obra reúne as intervenções apresentadas aquando do seminário sobre o mesmo tema realizado em Dacar, de 22 a 25 de março de 2010. As análises e estudos aqui publicados tinham como objetivo o de contribuir para a definição e elaboração das modalidades de um aparelho pedagógico que permita a utilização de elementos do património oral como instrumentos didáticos portadores de cultura, história e tradições, criando assim uma interação entre educação e cultura, dois aspectos fundamentais do processo de ensino-aprendizagem.
01/06/2011, Paris (France)
Esta obra baseia-se na contribuição científica de trinta e cinco especialistas de onze países diferentes, alguns destes não pertencendo ao espaço românico. Estes testemunhos dão uma visão global de diversas realidades linguísticas analisadas a partir de pontos de vista teóricos (de disciplinas) e geopolíticos (experienciais) diferentes. A intercompreensão e os novos desafios para as línguas românicas, objeto de estudo e investigação, compreende uma série de artigos sobre o presente e o futuro das línguas românicas. Apresentando constatações, pesquisas e perspectivas, redigidas em seis línguas, estes artigos elucidam sobre: a difusão de cada uma das línguas românicas; as relações que estas entretêm entre si e com outras de demais famílias de línguas de outros espaços linguísticos; as representações das línguas românicas, seu ensino e aprendizagem. Os autores levantam questões sobre a dimensão prospectiva plurilingue em plena expansão, revelando-se as conclusões, a propósito da intercompreensão e das abordagens plurais no ensino de línguas, particularmente mobilizadoras e motivadoras, sem escamotearem as dificuldades da aplicação de verdadeiras políticas linguísticas explícitas.
01/09/2010-04/09/2010
Curso ministrado por uma especialista brasileira, destinado a professores de diferentes cidades da Bolívia com o objetivo de atualizar os conhecimentos e os aspetos teóricos mais significativos na abordagem comunicativa das línguas estrangeiras.