Concurso Diálogo Latino 2012

Comemorando o Dia da Latinidade, a União Latina promove um concurso multilingue, destinado a estudantes do ensino secundário. Este concurso tem como objectivo o de promover a aprendizagem das línguas latinas e o seu estudo comparativo.

No Concurso “Diálogo Latino” do presente ano, participaram 68 alunos de diversos estabelecimentos de ensino básico e secundário público e privado e de Norte ao Sul do país (Bragança, Viana do Castelo, Caldas da Raínha, Cascais, Portimão e várias escolas de Lisboa).

  1. Prémio: Catarina Francisco, da Escola Secundária Santa Maria Maior (Viana do Castelo);
  2. Prémio (ex aequo): João Henriques Jesus Duarte, Oona Fenesen, Rodrigo Vieira, da Escola Manuel Teixeira Gomes (Portimão);
  3. Prémio: Bárbara Sucena Rodrigues da Academia de Santa Cecília (Lisboa).

Contribuiram para a realização deste Concurso o Departamento de Estudos Clásicos da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, o Instituto Camões, o Instituto Francês, o Instituto Cervantes, o Instituto Italiano de Cultura, o Instituto Cultural Romeno, a Embaixada de Andorra, assim como os Diretores das Escolas distinguidas neste Concurso.

Os Prémios consistem em dicionários (de línguas portuguesa, espanhola e italiana), romances em língua catalã, livros de arte oferecidos pelo Instituto Cultural Romeno e livros (estudos e textos) oferecidos pelo Centro de Estudos Clássicos da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e um Ipod, oferecido pela União Latina.

O Primeiro Prémio recebeu também um Ipod, oferecido pela União Latina.

Unión Latina

Fundada en 1954, la Unión Latina es una organización internacional que reúne 36 Estados Miembros y actúa a favor de la diversidad cultural y del multilingüismo.

Unión Latina
204 rue de Vaugirard, 75015 París, Francia
+33 (0) 1 45 49 60 60
ulsg@unilat.org