Multiculturalidade e plurilinguismo

Respondendo a uma política interlinguística para o respeito da diversidade linguística e cultural, o programa Multiculturalidade e plurilinguismo, Tradição oral e educação plurilingue foi concebido e preparado para realizar-se em África. Tem como objetivo a salvaguarda do património imaterial através da recolha de contos da tradição oral que correm o risco de desaparecer.

A compilação deste contos, recolhidos em línguas nacionais e posteriormente traduzidos em espanhol, francês e português, línguas oficiais dos países concernidos pelo programa, serve de suporte para a elaboração de materiais didáticos destinados ao ensino das línguas e das culturas nas diferentes regiões.

Este programa compreende dois projetos. A primeiro está na sua fase final de realização na África do Oeste (Cabo Verde, Guiné Bissau e Senegal) e o segundo acaba de ser lançado na África Austral e Central (Angola, Guiné Equatorial, Moçambique e a Républica Democrática do Congo). Os primeiros resultados constatados no fim do primeiro projeto revelam-se promissores, deixando antever a passagem para a etapa seguinte de elaboração de ferramentas didáticas em total harmonia com as expetativas dos sistemas educacionais nacionais respetivos.

Este programa de grande envergadura suscitou um interesse particuliar da parte da Agência Internacional Espanhola de Cooperação para o Desenvolvimento (AECID).

Atualidades sobre o mesmo tema

União Latina

Fundada em 1954, a União Latina, organização internacional , reúne 36 Estados-membres e consagra-se à promoção da diversidade cultural e multilinguismo.

União Latina
204 rue de Vaugirard, 75015 Paris
+33 (0) 1 45 49 60 60
ulsg@unilat.org