linguistique.gif LINGÜÍSTICA E LÍNGUAS

 

ESTUDO DAS LÍNGUAS LATINAS
SOBRE INTERNET
Estudo da Agence de la Francophonie, da União Latina
e Funredes, realizado com o apoio da Délégation générale
à la langue française (DGLF). Outubro de 1998

A Funredes realiza este levantamento, em duas partes, desde 1996. Este ano, a União Latina, a Agence de la Francophonie e um grupo de lingüistas associaram-se à Funredes afim de estender o estudo a outros utilizadores e outros espaços. A primeira parte, lingüística, consagra-se às palavras traduzidas em espanhol, francês, italiano, português, romeno. A segunda, cultural, recenseia as personalidades latinas presentes na Web.

A garantia de resultados dignos de confiança

No que diz respeito à parte lingüística, foi selecionada uma amostragem de 57 palavras em todos os setores. Esta série de palavras ou funções, equivalentes entre si quanto ao significado, alcance semântico, sintaxe e freqüência de uso, garante a seriedade dos resultados.

A segunda seção, cultural, constitui o primeiro indicador sobre a presença das culturas latinas. Foram arroladas 561 personalidades latinas célebres no domínio das ciências, letras, artes, política contemporânea ou historia .

Presença confirmada do inglês, lacunas das línguas latinas

A existência de uma língua na Web determina-se em função dos que a falam. O inglês encontra-se excessivamente representado em comparação com as línguas latinas. No entanto, face a isso, o italiano e o francês conseguem bons resultados. O espanhol, o português e o romeno colocam-se numa posição menos vantajosa, mesmo se o espanhol figura entre as quatro línguas principais. No espaço reservado às discussões em linha (Usenet), o lugar do inglês permanece idêntico. Quanto às outras línguas, apenas o italiano tem uma posição especial.

No campo cultural, as personalidades de língua inglesa ocupam os primeiros lugares. Os representantes das artes plásticas e ciências honram o mundo latino. Louis Pasteur, Galileu Galilei, Leonardo da Vinci, Salvador Dali ou Pablo Picasso são tão mencionados quanto seus correspondentes ingleses. Vítor Hugo ocupa o terceiro lugar na categoria dos escritores, logo após William Shakespeare e Oscar Wilde.

O estudo completo encontra-se em: http://www.unilat.org/dtil/lenguainternet/pt/l_latinas_pt.htm

 

PRESENÇA DAS LÍNGUAS NA WEB

Presença
absoluta

Presença*

INGLÊS

75.00%

7.14
ESPANHOL 3,37% 0.40
FRANCÊS 3,75% 1.30
ITALIANO 2,00% 1.50
PORTUGUÊS 1,09% 0.26
ROMENO 0,20% 0.30

*Relação entre o número de falantes e a presença da língua no espaço considerado. Um resultado de 1 significa que a língua está corretamente representada em comparação ao número de locutores.

 

PRESENÇA DAS LÍNGUAS EM RELAÇÃO AO NÚMERO DE FALANTES
nas conferências eletrônicas ou listas de discussão

 

Presença
absoluta

Presença*

INGLÊS 80.00% 7.14
ESPANHOL 2,41% 0.31
FRANCÊS 1,44% 0.53
ITALIANO 2,54% 2.03
PORTUGUÊS 1,12% 0.28
ROMENO 0.14% 0.23

*Relação entre o número de falantes e a presença de uma língua no espaço considerado. Um resultado de 1 significa que a língua está corretamente representada em comparação com o número de locutores.